A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim Alegre realizou nesta semana um mutirão de exames de usg de doppler venoso e arterial de MMSS (Doppler Colorido Venoso de Membro Superior) e MMII (Doppler Arterial de Membros Inferiores), e também usg de articulações no geral. Isso foi possível pela parceria do CIS - Consórcio Internacional de Saúde de Ivaiporã, realizado pelo profissional Arthur Nogueira, foram atendidos um total de 133 pacientes.
O doppler é um procedimento utilizado para identificar problemas circulatórios nos membros inferiores e posteriores do corpo. “Este exame identifica doenças no sistema vascular, desde varizes, trombose e até mesmo a parte cardíaca".
Já os usg de articulações permite identificar doenças reumáticas, entorses, distensões, e outras condições articulares.
Antes de realizar este mutirão, a fila de espera dos dois procedimentos contabilizava cerca de 200 pacientes. “Na maioria dos casos, as pessoas realizam exames nas duas pernas, então o número de procedimentos é significativamente maior que o de pessoas que aguardam. Nesta primeira frente de trabalho, foram atendidos 133 pacientes, totalizando 260 análises”, relata a coordenadora do setor de agendamentos, Thais Pedroso. “As próximas etapas serão realizadas conforme a disponibilidade do prestador. Outro ponto importante, é que os exames são realizados sem ter que deslocar os pacientes para grandes centros.
A demanda pelos exames de ultrassom aumentou com a interrupção dos trabalhos em virtude da pandemia. “Sem dúvida isso fez com que todas as consultas e exames especializados fossem afetados e a fila de espera aumentasse significativamente.
A secretária Municipal de Saúde não tem medido esforços para garantir um diagnóstico precoce a nossa população.